Quinta-feira, 29 de Setembro de 2011

SENTAI-VOS!

 

Finalmente vou voltar aqui a falar do meu tema preferido! Aleluia! Nem estou em mim! Quem me conhece sabe bem o quanto gosto de escrever sobre o assunto! Se não escrevo sobre isso mais vezes a culpa não é minha! É daquelas coisas para o qual convém ter uma ajuda da senhora Cu. Sozinho não posso fazer nada! Finalmente, após 14 meses de abstinência eis que a patroa me faz a vontade! Vamos lá falar disso! Estou tão eufórico que já perdi o raciocinio…… deixa cá reler isto….. simmmm… hum hum….sim… sim…. Hum…. Hummmm….. é pá! Até parece que vou falar de sexo!!!!!! Não não! Acalmem lá o pito. Vou falar de hospitais! Calma! Aliás, vou falar de hospitais, sistema nacional de saúde e produtividade!

 

 Como podem ver vai ser um texto longo por isso vá, façam já uma pausa, vão buscar um cafezinho, fazer um xixizinho que eu espero...................................................... já está? Então vamos lá!

 

Catorze meses após a última visita a um hospital eis que a madame Cu segunda-feira levanta-se da cama e não consegue andar devido a uma dor no musculo gémeo da perna esquerda. Sim, admito que não sendo eu flor que se cheire pensei logo “pois é! Segunda feira é um dia fodido! Ora deixa cá ver se também me dói alguma coisa.....”, mas percebi logo que não se tratava de ronha quando a mesma me pediu para a levar ao hospital.

 

É logo uma boa maneira não só de começar o dia como de começar a semana. E foi assim que as 8 da matina já me encontrava no hospital da Figueira da Foz e pude presenciar in loco como as medidas de recessão já chegaram a esta unidade de saúde. Após a triagem com nome inglês chique começaram logo as poupanças de recursos. Eu sei que não percebo nada de saúde mas se alguém entra numas urgências sem conseguir andar com dores numa perna o mínimo que eu esperava é que fosse encaminhada para um ortopedista! Engano meu! Foi mesmo para o médico de clínica geral!

 

Não querendo apontar o dedo a ninguém vamos chamar-lhe Dr. Brasileiro! Não que eu seja xenófobo! Nada! Aliás, eu que frequento muito a noite sem bem como o povo brasileiro pode ser muito bom na sua actividade profissional.....

 

As quatro horas seguintes passei-as não sendo produtivo para o País. Ali, sentado na sala de espera fui recebendo as actualizações via SMS:

 

- Já estou medicada a curtir uma trip!!!!

 

- Acabou de entrar um gajo com gripe A!!!

 

- Estou deitada no corredor junto a um homeless que cheira mal que se farta!

 

- Afinal isto é uma rotura muscular!!!

 

Não consigo ter rédea curta aos meus pensamentos e como tal pensei logo: rotura muscular a dormir? Isto é que é o cumulo da preguiça!!!!!

 

Respondi:

 

- Rotura a dormir????

 

- Sim, diz que é normal - respondeu.

 

Normal? Normal? Só se for no Brasil que os gajos até a dormir sambam!

 

Voltei a perguntar:

 

- Fizestes muitos exames?

 

- Não, foi por apalpação.

 

Por apalpação? Desde quando é que isso resulta? Nem quando eu era jovem e dizia às minhas amigas para me apalparem os tomates a ver se estavam maduros isso resultava! Quando finalmente saiu das urgências a minha primeira pergunta foi direccionada para a minha principal preocupação: - Quantos dias de baixa? Sim, eu sei que pode parecer cruel, mas o que me preocupa é a falta de ar na carteira e quantos dias ao certo vou ser mãe solteira! Aproveito aqui para mandar a todas as mães solteiras o meu mais profundo abraço. São as maiores!

 

Voltemos à baixa. Não sabia. O médico não lhe passou baixa e mandou-a ir com uma carta por ele passada à medica de família. É aqui que queria chamar a atenção de um qualquer ministro que esteja agora a ler isto na assembleia. Meu amigo, como é que podemos ser mais produtivos? Para além de ter passado 4 horas no hospital tive ainda que ir mais duas horas para o centro de saúde! Pior, ainda. Como estavam em contenções de despesas e não fizeram nenhum exame no hospital, o que ia escrito na carta para a médica de família era: dor na perna. POSSÍVEL rotura muscular! Conclusão: Vá fazer uma ecografia. Resultado: contractura muscular!

 

O melhor disto tudo é que mesmo sem ter certeza de qual era o mal o médico prescreveu tratamento. Anti inflamatórios e 20mg de Diazepan e em relação a isto estou extremamente grato. Com esta dosagem a madame passa o dia a dormir e assim voltei a ter alguma actividade sex.. bem, não interessa!

 

Resumindo, o estado poupou no hospital mas foi ilusão. A seguir faço a eco que é comparticipada pelo estado! A única coisa que se poupou aqui foram as minhas horas de técnico especializado, horas produtivas para o País, com mais uma hora e meia de exames e mais uma ida ao médico de família. No total cerca de 8 horas que podiam muito bem ter ficado pelas 4 iniciais, fosse o serviço competente.

 

Perante isto pergunto-me para que é que servem os hospitais. Por este andar a única coisa que vale a pena lá ir fazer é uma lavagem ocular...... é que para tal não têm que gastar muito dinheiro, basta deixarem as enfermeiras andarem a passear-se de um lado para o outro que um gajo fica logo com a vista limpa!

 

.


publicado por Manel dos Anzois às 14:30
link do post | comentar | favorito
7 comentários:
De golimix a 29 de Setembro de 2011 às 17:33
Mas afinal, fiquei intrigada... era rotura ou não?
Também não entendo o facto de ter de se ir ao médico de Família, que não viu e não fez o diagnóstico dito "especializado" para passar o atestado! Perda de tempo, dor de cabeça, não contando que o médico de família poderia estar a atender outro doente em vez de passar uma baixa/atestado, ou seja, má gestão de recursos.... Enfim...
Mas deu pelo menos para um artigo bem disposto no blogue


De Manel dos Anzois a 29 de Setembro de 2011 às 18:02
Amiga golimix, eu sei que o texto é grande mas está lá escrito que foi contractura muscular. É um patamar abaixo da rotura. Já quando a carta para o medico de familia, agora o hospital só passa baixa se tiver internamento, caso contrario remete pata o medico de familia. Burocracias tipicas deste pais.

Abraço.


De golimix a 29 de Setembro de 2011 às 19:02
Desculpa ,mas não vi contratura.
Mas a dormir, continua a ser estranho dado que é mais comum ser lombar, devido as posições que causam tensão na coluna, ou colchão mau, ou má almofada. Enfim há coisas estranhas, né?


De ac a 29 de Setembro de 2011 às 18:56
Big Ass : Vou-te explicar detalhadamente para perceberes...não leves a mal.
1- Quem tem uma dor sem traumatismo, caso das dores musculares, o grau de triagem atribuído é não urgente-cor verde- e o tempo de espera é sempre superior a duas horas e isto porque desde que não haja uma situação traumática grave..com possível fractura ou isquémia, assim é determinado pelo protocolo de Manchester.
2-O aconselhado é fazer terapêutica para as dores, e tentar perceber pela palpação qual o músculo afectado.
3- Na urgência não se fazem ecografias músculo-esqueléticas porque não há médico radiologista que as faça, normalmente só há um médico radiologista e faz os exames de urologia, cirurgia, e medicina e a neurorradiologia faz os exames de crânio, maxilo-facial, vertebro-medular etc.
4-Na urgência não se passam baixas, nem atestados médicos, passam unicamente uma folha em como esteve presente na urgência. Como tal com o diagnóstico de saída é necessário ir ao médico de família da área de residência pedir a baixa médica.
5- Muitas vezes, não é má vontade, é mesmo por falta de meios e de pessoal especializado que as coisas não correm tão bem como gostaríamos.
6- Conclusão-esperaste muito porque a situação não era urgente, nem tinha sequer indicação para ir ao hospital, mas sim para um centro de saúde, depois não fizeste ecografia, porque não havia médico disponível e habilitado para a fazer em presença física no hospital, e não passaram baixa porque não o podem fazer... só isso.
Visto que as enfermeiras até eram giras pelo menos estiveste entretido e lavaste as vistas.
beijinho pah e as melhoras da sra Ass.


De Manel dos Anzois a 29 de Setembro de 2011 às 19:50
Ahhhhh pá. Eu sabia que desse lado vinham explicações. Então é assim:

1 - se acompanhas-te os textos do blogue já deves ter percebido que é sina minha andar varias vezes a caminho do hospital, o que me torna quase um expert.
2 - a triagem é verdade. Efectivamente levou pulseira verde o que dá um tempo medio de espera de 2 horas, mas isso suponho que seja quando as urgencias estão cheias. Como isto não é Lisboa e segunda feira é um dia tramado as urgencias estavam vazias e foi logo atendida. O tempo de espera foi passado no corredor numa maca a ser medicada intravenosamente para aliviar as dores.
3 - a parte da baixa eu ja sabia, a parte da eco pode ser mais ou menos assim, com a mais nova já tive direito a eco e ortopedista, por exemplo.
4 - Por fim, não leves a mal mas se eu não embirrar com alguma coisa este blogue quinasse!

Agora vou embora que tenho de ir dar banho checo à patroa!


De João a 3 de Outubro de 2011 às 12:34
Lavar as vistas !? Depende das enfermeiras! Se for das que se vestem de noivas ...passo.
As melhoras.


De na primeira pessoa do singular a 4 de Outubro de 2011 às 17:16
O estado sabe poupar sim: há 3 anos fui parar ao hospital paralizada. Até disse à médica que devia ser de uma hérnia, para ajudar no diagnóstico. Depois de uma noite numa maca, com uma injecção de não sei quê, mas que não fez efeito, mandaram-me para casa, sem um único exame, paralizada, tal e qual.E que não havia nada a fazer. E sem qualquer baixa. 2 dias depois, fui operada numa clínica privada, e foram quase só 4000 aérios por cerca de 30 horas de internamento, mas saí de lá a andar. Sabe poupar ou não sabe?Eu é que não sei. A esta hora estava deitadinha na cama, com toda a gente a fazer-me tudo, e com um subsídio qualquer, mas em vez disso, lá venho eu trabalhar todos os dias...


Comentar post

mais sobre mim


ver perfil

seguir perfil

. 46 seguidores

Bufas recentes

RIP CU(RL) - 2005-2012

BEST CUZINHO - #2

4 OUTUBRO - DIA MUNDIAL D...

BEST CUZINHO - #1

ANDA TUDO DOIDO.....

SPEEDO GONZALEZ

COPY PASTE

ENRA BAR - SHOT'S A 25 TO...

11 ANOS DE 11 DE SETEMBRO

JOGOS PARALÍMPICOS LONDRE...

Promoções 2 em 1

NUMERO ANÓNIMO

VERÃO

DESTINOS DE FÉRIAS NA SUA...

PINGO DOCE vs TATTOO ANAL

CHUPA QUE É CANA DOCE!

JE SUIS COME SI COME ÇA M...

TABACO MENTOLADO, COISA D...

POR MIM PODES FICAR SEMPR...

SALGUEIRAL

IDOLOS 2012

RECORDAR É VIVER....

SEM CUMENTÁRIOS

ORGULHO FIGUEIRENSE

ARTE

ANATOMIA DE GREY

CONA

SÓCRATES

XUXA

CHAMINÉS

Bufas recentes

RIP CU(RL) - 2005-2012

BEST CUZINHO - #2

4 OUTUBRO - DIA MUNDIAL D...

BEST CUZINHO - #1

ANDA TUDO DOIDO.....

SPEEDO GONZALEZ

COPY PASTE

ENRA BAR - SHOT'S A 25 TO...

11 ANOS DE 11 DE SETEMBRO

JOGOS PARALÍMPICOS LONDRE...

Promoções 2 em 1

NUMERO ANÓNIMO

VERÃO

DESTINOS DE FÉRIAS NA SUA...

PINGO DOCE vs TATTOO ANAL

CHUPA QUE É CANA DOCE!

JE SUIS COME SI COME ÇA M...

TABACO MENTOLADO, COISA D...

POR MIM PODES FICAR SEMPR...

SALGUEIRAL

IDOLOS 2012

RECORDAR É VIVER....

SEM CUMENTÁRIOS

ORGULHO FIGUEIRENSE

ARTE

ANATOMIA DE GREY

CONA

SÓCRATES

XUXA

CHAMINÉS

tags

todas as tags

Best Of Cu

DOMINGOS..............

FARMÁCIAS

COMPRAS

ESTÁ QUASE...

VAMOS À LA PLAYA OH OH OH...

O BARBEIRO

LICENÇA DE PATERNIDADE - ...

LICENÇA DE PATERNIDADE - ...

SANITÁRIOS...

2º ASSALTO: O CU DO MUNDO...

pesquisar

 

últ. comentários

Já foi bom, agora nem dado
Marisco congelado? acredito que as percebes sejam ...
Fui lá uma vez e fiquei tão de pé atras.. Para que...
o criador deste blog e um anormal de primeira
Eu não sou camionista, mas evitar convivência diár...
Cona boa!
Q vontade de lhe *spetar a minha p*ça de 25...
Quanto maior o canal da uretra (e do pênis ) maior...
O meu famoso ROOMBA caiu-me um dia das mãos... Con...
E assim o último pingo nunca será mais da cueca. E...
A ideia de ganhar dinheiro sem ter muito trabalho ...
Descobri o blog hoje, e já era finado, paciência. ...
è uma pena ..logo que por acaso encontrei o blog.....
Excelente. Já pensou acompanhar mais pessoas aos H...
Roomba y Neato Portugal - www.sinwestportugal.com
eu vou deitar esse site abaixo para nunca mais um ...
José Mourinho, impávido e sereno em "Chiambretti n...
culés, culerdos e caganers....?
Para quem perceber e gostar um pouco de eletrónica...
Merda pá ....ok...e.....está bem eu espero....n te...

Novembro 2012

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3

4
5
6
7
8
9
10

11
12
13
14
15
17

18
19
20
21
22
23
24

25
26
27
28
29
30


tags

todas as tags

Bufas mais comentadas

36 comentários
32 comentários
27 comentários
26 comentários
21 comentários
20 comentários
19 comentários
19 comentários
19 comentários
18 comentários
18 comentários
18 comentários
18 comentários
17 comentários
17 comentários
17 comentários
17 comentários
17 comentários
17 comentários
17 comentários
16 comentários
16 comentários
16 comentários
16 comentários
16 comentários
SAPO Blogs