Sexta-feira, 29 de Junho de 2007

FESTIVAIS

srsb

Começou ontem mais um festival Super-Bock Super-Rock, este ano com o melhor cartaz de sempre. Tirando o dia de ontem, dedicado a um estilo de música mais pesado onde Metallica foram os cabeças de cartaz, nos restantes dias vão por ali passar algumas das minhas bandas preferidas, como por exemplo, Arcade Fire, Bloc Party, LCD Soundsystem, Interpol, The Gossip, Tv on The Radio e os portugueses Micro Audio Waves.

Claro que sendo um cartaz com tantas bandas a meu gosto é mais que lógico que eu não vou. Sim!!!! Leram bem. Eu não vou!!!! É que estive lá há três anos e enquanto o Alzheimer não me aniquilar a memória eu não vou mais a concentrações deste género.... já estou velho para essas coisas.

Decorria o 10º Festival Super-Bock Super-Rock em 2004 quando este vosso amigo achou que ainda tinha pachorra para este género de aventuras. Na altura o cartaz não me seduzia demasiado mas ainda assim, a coisa proporcionava-se e lá fomos até à capital com a curiosidade de ver Pixies (lamento desapontar já aqui uma vasta legião de fãs, mas se tirar uma meia dúzia de canções, todas elas relativamente calmas e boas para a prática do amor, eu não sou grande adepto da música dos Pixies), Lanny Kravitz (este sim... gosto muito... vá... podem chamar-me parolo... mas devo ter uma costela Guineense porque gosto muito de Funk), X-Wife, que na altura era a banda revelação em Portugal e por fim Fatboy Slim.

Como se costuma dizer, para baixo todos os santos ajudam e ali fomos nós.... a ouvir o álbum de X-Wife para podermos chegar lá e cantar o refrão como se fossemos grandes fãs. Correu tudo bem até chegarmos a Lisboa.

Como qualquer habitante da parvónia quando chegámos e vimos mais de 100 carros a circularem ao mesmo tempo entramos em pânico e tentamos parar a nossa carroça no primeiro sítio que encontrássemos. Assim foi.... paramos junto à Gare do Oriente.

Não fazíamos puto de ideia onde é que era o recinto do concerto, mas não podia certamente ser muito longe uma vez que muita gente ia para Lisboa de comboio assistir ao dito festival.

O primeiro erro do dia aconteceu logo a seguir a pararmos o carro. Perguntamos a uma pessoa que ia a passar se o recinto do festival era muito longe, ao que ela nos respondeu "não... é já ali ao pé da ponte (Vasco da Gama)".

O erro foi que essa pessoa era uma mulher, com a qualidade típica que a mulher tem de dar indicações e calcular distâncias. As coordenadas GPS a que a ponte estava eram equivalentes a estarmos em Buarcos e conseguirmos ver a feira de S. João no parque das gaivotas.

Era um esticão mas o risco de tentar aproximar o carro e não arranjar estacionamento era também ele elevado e como ainda estávamos com aquela adrenalina típica de quem vai para a festa, olhamos uns para os outros e toca de por os calcantes ao caminho.

Meia hora depois e alguns quilómetros palmilhados a ponte começava a avizinhar-se em todo o seu esplendor, mas por estranho que parecesse nenhum som musical típico de um concerto nos chegava aos timpanos.

Mais meia hora, a ponte já estava para trás e mais grave do que não ver nada era que nada se ouvia. O terreno tornava-se agora mais serpenteante, com pequenas elevações que não permitiam avistar até muito longe, mas que deixavam no ar o mistério "deve ser depois deste monte". Passávamos o dito ressalto e .... nada....!

E a coisa repetiu-se mais umas duas ou três vezes até que finalmente lá estava... com todo o aparato. Duas horas em passo acelerado permitiu-nos a conquista dos mínimos olímpicos para a prova de marcha mas não foi suficiente para vermos os X-Wife que já tinham actuado quando entramos no recinto. Tinhamos vindo a viagem toda a ouvir os gajos a guincharem que nem porcos a estrabucharem para nada!!!!!

Lá dentro alguém teve a ideia de ir beber uma bejeca e comer uma sandes manhosa, já que tanto exercício tinha aberto o apetite. Ainda eram só sete da tarde, ainda estava pouca gente no recinto, mas aquela revelou-se a única ideia de jeito do dia.

É que passado uma hora as filas para beber e comer eram intermináveis. Pior ainda eram as filas para nos aliviarmos do que já tínhamos ingerido. Ou um gajo bebia a cerveja e ia logo para a fila daqueles WC’s manhosos ou se deixava a vontade avisar já era tarde de mais. Com filas de espera de uma hora para beber e duas para mijar ouve muito boa gente que não viu concerto nenhum, andou só a saltitar de ..... bicha em bicha....

Eu, como me recusei a estar uma hora à espera para beber uma cerveja, também não precisei de passar pela aventura do WC portátil. Bastou-me ficar ali bem próximo do palco, a gramar com umas quantas bandas de segunda enquanto esperava pelos Pixies.

Quando estes chegam dão então um concerto memorável. Memorável de antipatia, é claro. Começaram os acordes e foi um despejar de música... umas a seguir às outras, nem sequer tivemos direito a um sorriso, quanto mais a um "fuck you portuguese people". Escusado será dizer que quando o concerto começou vi-me na obrigação de recuar estrategicamente para longe do palco.

É que o cheiro a ganza que de repente se instalou no recinto estava a incomodar-me. Nunca achei piada a charros. O efeito que me provocam são os mesmos que o xanax, ou seja, vontade de dormir. Também me dá fome e sede mas como essas duas operações estavam fora de questão pelas razões que já expliquei, vim então ver o concerto para bem longe daquela densa nuvem de nevoeiro.

Quando começou Lenny Kravitz, já perto da meia-noite o cansaço estava instalado e tinha vindo para ficar. Depois da caminhada de duas horas, de mais outras quatro em pé.... sem comer e sem beber começávamos a estar mais mortos que vivos. Foi graças a isso que o concerto do primo Lenny foi vista de esguelha, na lateral ao palco, sentado num rebordo de um passeio, ou seja, não foi visto, foi ouvido.

De repente, para nosso espanto as filas para a cerveja tinham parado. Fomos a correr buscar fuel para o resto da noite mas afinal as bombas tinham deixado acabar o combustível. Como é que é possível????? Um festival patrocinado pela cerveja e deixam acabar a dita... só há água????? Mas eu não queria lavar os pés!!!!

Meia hora depois lá chegaram os camiões cisterna carregados do néctar de cevada. Com eles vieram novamente as filas.

Fatboy Slim começou às duas da manhã e tenho que dizer que foi o melhor da noite. Espectáculo... nós quatro refastelados no banco do carro, com o radio aos berros a transmitir em directo do recinto via Antena 3 e nós parados na estação de serviço da auto-estrada do norte com uma sandocha de presunto numa mão e finalmente na outra uma Super-bock.

Por isso é que eu digo. Super-Bock sim, de preferência Green (sim...já sei que segundo o post de ontem é super maricas, mas eu em compensação como as plantas lá de casa... e só temos cactos), Super-Rock... não obrigado!.

.
tags:

publicado por Manel dos Anzois às 14:24
link do post | comentar | favorito
8 comentários:
De Anónimo a 29 de Junho de 2007 às 15:05
VI FESTIVAL ROCK BRENHA ARDER
21 JULHO 2007
BRENHA_FIGUEIRA DA FOZ
www.brenharder.no.sapo.pt

Aqui não acaba a cerveja,tens o pinhal para mijar,e mais perto é impossivel.


De dass a 29 de Junho de 2007 às 20:17
Agora, D. Cú, experimente fazer tudo isso de saltos altos! Eu como já dormi, no chão, no meio de um concerto de The Cure... nem me atrevo a criticar!


De Amsilva a 29 de Junho de 2007 às 21:51
e para fazer isso tudo teve que ir a Lisboa?
para ficar sem cerveja, não ter casas de banho e ouvir o favorito na radio basta ir a uma festarola popular qualquer... eheheh


De Storm a 29 de Junho de 2007 às 22:12
Green??? ok ok!!!! não critico, são as preferências do cú


De Paulo Dâmaso a 1 de Julho de 2007 às 21:20
Ora , eu não me queixo e, apesar dos meus 324 anitos, não recuso um bom dia de festival.

Adoro música como todos sabem e confesso que, a unica coisa que não gramo em festivais é acampar. Gosto de dormir com conforto. O unico conforto que eu saco da erva é o fumo, nada mais. portanto festival sim, acampar não.

Prefiro ficar alojado numa pensão.

- o unico certame do tipo onde acampei (e acampo) é na Festa do Avante e foi no Zweendokrock, na Bélgica, em 1995, onde tive o prazer de ver "ao vivo e a cores" a minha banda preferida (já extinta devido ao falacimento da maioria dos elementos) The Ramones :)

Este ano, e pela segunda vez, no curto espaço de 7 meses vou ver - dia 15 de julho em Corroios - Marky Ramone.

Ahhhh, e claro, dia 21 estarei no Brenha Arder, com o meu amigo Paulo :)

Este ano ainda, aproveitando que tenho férias em Agosto (à rico) vou, pela segunda vez, a Paredes de Coura. Gogol Bordello, New York Dolls e Sonic Youth vão lá estar. Eu também...


De Anónimo a 2 de Julho de 2007 às 01:34
A propósito de música...e porque estarei os 3 dias no SBSR (privilégio dos figueirinhas a trabalhar em Lx)...e porque o muito aludido neste site BERGANTIM tem vindo a decair em qualidade musical (fruto do novo público talvez)...aqui vão algumas sugestões (pode ser que alguém com influência veja e considere..até porque tenho a honra de ser um anónimo postado)...


1. The Cure “A Forest”
2. Pixies “Hey”
3. The Breeders “Canonball”
4. The Smiths “How soon is now?”
5. The Sound “Total Recall”
6. The The “This is the day”
7. Siouxsie & The Banshees, “Passenger”
8. Depeche Mode “Never let me down”
9. Martha & the Muffins “Echo Beach”
10. Iggy Pop “Real Wild Child”
11. Lloyd Cole And The Commotions “My Bag”
12. Primal Scream “Rocks”
13. Happy Mondays “Step On”
14. The Pulp “Disco 2000”
15. The Mission “Like a child again”
16. The Buggles “Video Killed The Radio Star”
17. Fischer Z “So long”
18. The Clash - Rock The Casbah
19. Joan Jett & the Blackhearts “I Love Rock N Roll”
20. Violent Femmes “American Music”
21. Ramones “Rockaway beach”
22. Jesus and Mary Chain “April Skies”
23. The Wallflowers “One Headlight”
24. The Stranglers “Always the Sun”
25. The Stone Roses “I wanna be adored”
26. Psychadelic Furs “Until she comes”
27. New Order “Bizarre Love Triangle”
28. Suede “Beautiful Ones”
29. Blur “Charmless Man”
30. U2 “Dancing Barefoot”
31. Joy Division “She’s Lost Control”
32. Sisters of Mercy “I want more”
33. The Off Spring “Come Out & Play”
34. Red Hot Chili Peppers “Give It Away”
35. Presidents of United States "Peaches"
36. Green Day “Basket Case”
37. Nirvana “Lithium”
38. Placebo “Johnny and Mary”
39. Block Party “Two more years”
40. The Strokes “12:51”
41. Muse “Plug in baby”
42. Arcade Fire “Rebbelion (Lies)”
43. Morphine “Honey White”
44. Artick Monkeys “When the sun goes down”
45. Queens of the Stone Age “In my head”
46. Interpol “C’mere”
47. Gorillaz, “Dare”
48. The Bravery “Honest Mistake”
49. LCD Sound System “North American Scum”
50. dEUS “Instant Street”
51. Thindersticks “Can We Start Again”
52. Radiohead “Creep”
53. Echo & The Bunnymen “Nothing Lasts Forever”
54. The Verve “Bittersweet symphony”
55. Pilot Speed “Into the West”

PS - Sao duas da manha de domingo para segunda... podem eventualmente haver músicas que só o tinto aqui ao lado justificam.


De Me and my big ass a 2 de Julho de 2007 às 11:25
Querido anónimo que teve a pachorra para debitar 55 musicas. Eu de musica percebo muito pouco. Emanuel, Diapasão, Toy e Marante são os unicos artistas sobre o qual eu poderia opinar. Deixo no entanto uma sugestão. Coloca estes argumentos no site do Bergantim (www.bergantim.com) e de certeza que teras resposta.


De jls a 9 de Julho de 2007 às 02:13
Uma pérola esta descrição do SBSR 2004. O único festival onde encontrei gente que jurava nunca por os pés num local daqueles - foi estilo... se também cá estás, está cá Portugal inteiro - tal a confusão no dia reservado a Pixies.
A casa de banho - para eles e algumas "elas" mais afoitas - não foi no pinhal, antes na bela margem do Tejo. E as filas para trincar qualquer coisa calórica (das que soma calorias em vez de tirar, bem entendido). Lembro-me de chegar a minha vez, hora e meia depois, e descobrir que conhecia aos anos a tipa que vendia cachorros e ainda levar como cumprimento de ocasião um "escusavas de ter ido para a fila"! Quanto aos festivais no geral, ahhh... pois, sou viciado. Desde que a profissão resultou nas facilidades de acesso que é um ver se te avias...! Chegado aqui, deixe-me fazer um desafio a v.exa: ponha baixa na segunda-feira dia 06 de Agosto se não estiver de férias com a famelga e acompanhe-me no Domingo anterior ao Sudoeste, para ver o regresso de James e o que mais houver. Viagem e animação "no cost". Vantagens, vantagens...!


Comentar post

mais sobre mim


ver perfil

seguir perfil

. 48 seguidores

Bufas recentes

RIP CU(RL) - 2005-2012

BEST CUZINHO - #2

4 OUTUBRO - DIA MUNDIAL D...

BEST CUZINHO - #1

ANDA TUDO DOIDO.....

SPEEDO GONZALEZ

COPY PASTE

ENRA BAR - SHOT'S A 25 TO...

11 ANOS DE 11 DE SETEMBRO

JOGOS PARALÍMPICOS LONDRE...

Promoções 2 em 1

NUMERO ANÓNIMO

VERÃO

DESTINOS DE FÉRIAS NA SUA...

PINGO DOCE vs TATTOO ANAL

CHUPA QUE É CANA DOCE!

JE SUIS COME SI COME ÇA M...

TABACO MENTOLADO, COISA D...

POR MIM PODES FICAR SEMPR...

SALGUEIRAL

IDOLOS 2012

RECORDAR É VIVER....

SEM CUMENTÁRIOS

ORGULHO FIGUEIRENSE

ARTE

ANATOMIA DE GREY

CONA

SÓCRATES

XUXA

CHAMINÉS

Bufas recentes

RIP CU(RL) - 2005-2012

BEST CUZINHO - #2

4 OUTUBRO - DIA MUNDIAL D...

BEST CUZINHO - #1

ANDA TUDO DOIDO.....

SPEEDO GONZALEZ

COPY PASTE

ENRA BAR - SHOT'S A 25 TO...

11 ANOS DE 11 DE SETEMBRO

JOGOS PARALÍMPICOS LONDRE...

Promoções 2 em 1

NUMERO ANÓNIMO

VERÃO

DESTINOS DE FÉRIAS NA SUA...

PINGO DOCE vs TATTOO ANAL

CHUPA QUE É CANA DOCE!

JE SUIS COME SI COME ÇA M...

TABACO MENTOLADO, COISA D...

POR MIM PODES FICAR SEMPR...

SALGUEIRAL

IDOLOS 2012

RECORDAR É VIVER....

SEM CUMENTÁRIOS

ORGULHO FIGUEIRENSE

ARTE

ANATOMIA DE GREY

CONA

SÓCRATES

XUXA

CHAMINÉS

tags

todas as tags

Best Of Cu

DOMINGOS..............

FARMÁCIAS

COMPRAS

ESTÁ QUASE...

VAMOS À LA PLAYA OH OH OH...

O BARBEIRO

LICENÇA DE PATERNIDADE - ...

LICENÇA DE PATERNIDADE - ...

SANITÁRIOS...

2º ASSALTO: O CU DO MUNDO...

pesquisar

 

últ. comentários

Já foi bom, agora nem dado
Marisco congelado? acredito que as percebes sejam ...
Fui lá uma vez e fiquei tão de pé atras.. Para que...
o criador deste blog e um anormal de primeira
Eu não sou camionista, mas evitar convivência diár...
Cona boa!
Q vontade de lhe *spetar a minha p*ça de 25...
Quanto maior o canal da uretra (e do pênis ) maior...
O meu famoso ROOMBA caiu-me um dia das mãos... Con...
E assim o último pingo nunca será mais da cueca. E...
A ideia de ganhar dinheiro sem ter muito trabalho ...
Descobri o blog hoje, e já era finado, paciência. ...
è uma pena ..logo que por acaso encontrei o blog.....
Excelente. Já pensou acompanhar mais pessoas aos H...
Roomba y Neato Portugal - www.sinwestportugal.com
eu vou deitar esse site abaixo para nunca mais um ...
José Mourinho, impávido e sereno em "Chiambretti n...
culés, culerdos e caganers....?
Para quem perceber e gostar um pouco de eletrónica...
Merda pá ....ok...e.....está bem eu espero....n te...

Novembro 2012

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3

4
5
6
7
8
9
10

11
12
13
14
15
17

18
19
20
21
22
23
24

25
26
27
28
29
30


tags

todas as tags

Bufas mais comentadas

36 comentários
32 comentários
27 comentários
26 comentários
21 comentários
20 comentários
19 comentários
19 comentários
19 comentários
18 comentários
18 comentários
18 comentários
18 comentários
17 comentários
17 comentários
17 comentários
17 comentários
17 comentários
17 comentários
17 comentários
16 comentários
16 comentários
16 comentários
16 comentários
16 comentários
SAPO Blogs