Quinta-feira, 6 de Julho de 2006

O BARBEIRO

barbeiro

Vá-se lá saber porquê, hoje não me apetece falar de futebol. Assim sendo, o tema de assunto vai ser o barbeiro.

No Sábado passado fui ao barbeiro tosquiar o pêlo. Eu pessoalmente já não entrava num barbeiro há uns bons dez anitos. Para os que já estão ai a pensar que eu sou aquele gajo que tem uma farta cabeleira até ao..... cu tenho-vos a dizer que não, não sou, esse é o meu amigo Alexandre.

A verdade (e cometo aqui mais uma confidência, só possível por ninguém saber quem eu sou) é que nestes últimos dez anos tenho ido mensalmente não ao barbeiro mas sim a uma cabeleireira.

Sim, sim, eu sei que é uma coisa abichanada, mas eu ia lá. A intenção era boa. Tudo começou quando eu quis experimentar a sensação de ter o cabelo cortado por uma mulher. Um pouco envergonhado lá entrei eu no Salão Saint Algue.

Entrei envergonhado e sai descolhoado. Então não é que com tanta cabeleireira me sai na rifa o Victor, que é uma cabeleireira mas na versão "masculina". Realmente não tenho sorte nenhuma, tinha que me sair a bichona.

Como não sou gajo de desistir à primeira lá andei eu todos os meses a caminho do Salão. Valentina? Nem vê-la. Luísa? Oh...Oh. Maria? Nicles batatoides. Sempre o Victor de tesoura em riste.

Finalmente, no mês passado lá me calhou a russa Valentina. As expectativas eram tão elevadas que a coisa acabou por ser uma desilusão tal que este mês decidi deixar de gastar os 11 euros no Salão e fazer as pazes com o barbeiro.

A barbearia é um mundo completamente diferente. O barbeiro é um ser injustiçado. É que ser barbeiro é uma arte. Como é que eu me hei-de explicar.... o barbeiro é o Cristiano Ronaldo da tesoura enquanto uma cabeleireira é o Costinha (merda... tinha dito que não ia falar de futebol...).

Na cabeleireira, cada tesourada (tchhhhuuc, som da tesourada a cortar cabelo) é uma madeixa a menos de cabelo. O barbeiro não, por cada tchhhhhhuuuc temos umas dez (taccc, taccc, taccc, taccc, taccc, taccc, som de tesouradas no vazio, sem apanhar um unico cabelinho) tesouradas na atmosfera. O barbeiro é o brinca na areia da tesoura.

Tchhhhhhuuuc, taccc, tacccc, taccc, taccc, taccc, taccc, taccc, tacccc, tchhhhhhuuuuccc, tacccc, taccc, tacccc...

O barbeiro domina na perfeição a arte de esgrima com a tesoura.

Nunca percebi para que é que aquilo serve, mas esse é o grande segredo do barbeiro. Será que é para manter a tesoura quente? Não sei. Será que é para enganar o cabelo evitando-lhe assim uma dolorosa morte por fuzilamento? Não sei. Será tique nervoso? Não sei, mas que é lindo é.

Mas a arte do barbeiro não se fica por aqui. O barbeiro é exímio na arte do penteado retro, tipo anos 60. Um gajo diz-lhe "não quero risco. É penteado para o lado mas com risco disfarçado". Oh oh, qual quê. Espeta-nos ali uma auto-estrada e depois no fim ainda pergunta "quer laca?".

E a arte quase mágica da colocação final do espelho para nós vermos como ficou o corte na parte de trás da cabeça? O barbeiro não se limita a colocar lá o espelho e pronto, já está. Não, o espelho é colocado com um movimento lento na vertical, de baixo para cima até o espelho pairar por cima da nossa cabeça. Só depois de estar nessa posição, bem à vista dos nossos olhos, para que a gente saiba que chegou o momento tão esperado (que é ser a única altura em que nós conseguimos ver a parte de trás da nossa própria cabeça). Só depois disso é que se desloca, num movimento rápido e viril o espelho para a zona da nuca.

Tudo isso para quê? Não sei. Um gajo olha para o cabelo e não pode dizer "olhe desculpe lá mas cortou de mais, torne a por tudo no sítio". Também não convêm dizer "corte mais um bocadinho" pois habilitamo-nos a ficar com um penteado como o do Bartez (oh porra, lá estou eu outra vez a falar de futebol...).

Quando cheguei a casa, depois desta experiência no barbeiro as primeiras palavras da minha querida mulher não foram "ai amor que estás tão lindo" mas sim "quanto é que pagaste?". "Sete Euros", respondi eu. "O quê? Sete euros só de cortar, sem lavar nem nada. Chiça que foi caro".

Ó amor, se tivermos em conta que para me cortar o cabelo o barbeiro deu nada mais, nada menos do que 3827 tesouradas, até que foi barato.

publicado por Manel dos Anzois às 12:17
link do post | comentar | favorito
2 comentários:
De GP a 10 de Julho de 2006 às 11:37
e não é que é mesmo assim ...
está muito bom !


De Miguel a 9 de Março de 2010 às 00:51
Dass este post é um culto! como é possível só ter tido um comentário antes da minha aparição? Mas que apreciação sublime e irónica dos vulgos tascos alternativos...

5 estrelas amigo loool


Comentar post

mais sobre mim


ver perfil

seguir perfil

. 46 seguidores

Bufas recentes

RIP CU(RL) - 2005-2012

BEST CUZINHO - #2

4 OUTUBRO - DIA MUNDIAL D...

BEST CUZINHO - #1

ANDA TUDO DOIDO.....

SPEEDO GONZALEZ

COPY PASTE

ENRA BAR - SHOT'S A 25 TO...

11 ANOS DE 11 DE SETEMBRO

JOGOS PARALÍMPICOS LONDRE...

Promoções 2 em 1

NUMERO ANÓNIMO

VERÃO

DESTINOS DE FÉRIAS NA SUA...

PINGO DOCE vs TATTOO ANAL

CHUPA QUE É CANA DOCE!

JE SUIS COME SI COME ÇA M...

TABACO MENTOLADO, COISA D...

POR MIM PODES FICAR SEMPR...

SALGUEIRAL

IDOLOS 2012

RECORDAR É VIVER....

SEM CUMENTÁRIOS

ORGULHO FIGUEIRENSE

ARTE

ANATOMIA DE GREY

CONA

SÓCRATES

XUXA

CHAMINÉS

Bufas recentes

RIP CU(RL) - 2005-2012

BEST CUZINHO - #2

4 OUTUBRO - DIA MUNDIAL D...

BEST CUZINHO - #1

ANDA TUDO DOIDO.....

SPEEDO GONZALEZ

COPY PASTE

ENRA BAR - SHOT'S A 25 TO...

11 ANOS DE 11 DE SETEMBRO

JOGOS PARALÍMPICOS LONDRE...

Promoções 2 em 1

NUMERO ANÓNIMO

VERÃO

DESTINOS DE FÉRIAS NA SUA...

PINGO DOCE vs TATTOO ANAL

CHUPA QUE É CANA DOCE!

JE SUIS COME SI COME ÇA M...

TABACO MENTOLADO, COISA D...

POR MIM PODES FICAR SEMPR...

SALGUEIRAL

IDOLOS 2012

RECORDAR É VIVER....

SEM CUMENTÁRIOS

ORGULHO FIGUEIRENSE

ARTE

ANATOMIA DE GREY

CONA

SÓCRATES

XUXA

CHAMINÉS

tags

todas as tags

Best Of Cu

DOMINGOS..............

FARMÁCIAS

COMPRAS

ESTÁ QUASE...

VAMOS À LA PLAYA OH OH OH...

O BARBEIRO

LICENÇA DE PATERNIDADE - ...

LICENÇA DE PATERNIDADE - ...

SANITÁRIOS...

2º ASSALTO: O CU DO MUNDO...

pesquisar

 

últ. comentários

Já foi bom, agora nem dado
Marisco congelado? acredito que as percebes sejam ...
Fui lá uma vez e fiquei tão de pé atras.. Para que...
o criador deste blog e um anormal de primeira
Eu não sou camionista, mas evitar convivência diár...
Cona boa!
Q vontade de lhe *spetar a minha p*ça de 25...
Quanto maior o canal da uretra (e do pênis ) maior...
O meu famoso ROOMBA caiu-me um dia das mãos... Con...
E assim o último pingo nunca será mais da cueca. E...
A ideia de ganhar dinheiro sem ter muito trabalho ...
Descobri o blog hoje, e já era finado, paciência. ...
è uma pena ..logo que por acaso encontrei o blog.....
Excelente. Já pensou acompanhar mais pessoas aos H...
Roomba y Neato Portugal - www.sinwestportugal.com
eu vou deitar esse site abaixo para nunca mais um ...
José Mourinho, impávido e sereno em "Chiambretti n...
culés, culerdos e caganers....?
Para quem perceber e gostar um pouco de eletrónica...
Merda pá ....ok...e.....está bem eu espero....n te...

Novembro 2012

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3

4
5
6
7
8
9
10

11
12
13
14
15
17

18
19
20
21
22
23
24

25
26
27
28
29
30


tags

todas as tags

Bufas mais comentadas

36 comentários
32 comentários
27 comentários
26 comentários
21 comentários
20 comentários
19 comentários
19 comentários
19 comentários
18 comentários
18 comentários
18 comentários
18 comentários
17 comentários
17 comentários
17 comentários
17 comentários
17 comentários
17 comentários
17 comentários
16 comentários
16 comentários
16 comentários
16 comentários
16 comentários
SAPO Blogs