Terça-feira, 6 de Setembro de 2005

2º ASSALTO: O CU DO MUNDO 1 RESTAURAÇÃO FIGUEIRENSE 1

2º ASSALTO

O CU DO MUNDO 1 VS RESTAURAÇÃO FIGUEIRENSE 1

Domingo dia 22 de Agosto.

Precisamente um dia depois de ter perdido aos pontos para o Restaurante Panorâmico Casa Pinha, arrisquei um novo assalto, desta vez com o Restaurante Galaró e venci por K.O.
Não pensem que foi fácil, foi um combate bem suado e por causa disso quero já alertar-vos para a localização deste dito restaurante. O Restaurante Galaró fica na Rua Rancho das Cantarinhas, que é a rua que vai do estádio de futebol até Buarcos. Passa-se ao Pingo Doce, ás Finanças de Buarcos e antes de chegar ao quiosque, lá está uma faixa a atravessar toda a estrada - Restaurante Galaró, refeições económicas por 6.50 euros, só se esqueceram de por na faixa que estes preços são só para a hora de almoço.
Bem, o combate propriamente dito, começou mal acordei, ou seja, no domingo às 5 da tarde. Não, não me enganei, eram mesmo 5 da tarde. È que eu tenho uma costela de guarda-nocturno e no sábado à noite perdi-me e só dei com a casa já perto das 9 da matina.
As minhas duas queridas mulheres, a fim de deixarem o seu belo macho lusitano descansar saíram de casa e foram para a praia. Foi assim, que eu quando acordei, me senti na obrigação de as presentear em forma de agradecimento com um jantar.
Enquanto elas não chegaram a casa eu lá fui pensado onde é que havia de as levar, "Ora bem... Casa Pinha não... então?... então...", só ai reparei que mal conseguia pensar pois tinha acordado com uma enorme enxaqueca. Fui tomar duas aspirinas e aproveitei para beber 1.5 litros de água, pois não sei bem porquê, mas estava cheio de sede.
Quando elas chegaram dei-lhes a boa nova "vamos jantar fora que eu pago. Está-me a apetecer comer peixe..."
Depois de um bom banho e dos dentes bem escovados para disfarçar o bafo a destilaria, lá saímos rumo ao restaurante. Tinha decidido passar pelo Restaurante do Sporting, que não é nada de especial mas é barato e tem peixe fresquinho e se não tivesse uma fila muito grande o repasto seria mesmo ai. Eram quase 9 da noite e como já seria de esperar, a fila dava a volta ao quarteirão. Nem sequer parei o carro.
Freguês que se segue, Restaurante Teimoso. Apetecia-me uma fritada de peixe. Chegados ao Teimoso deparo-me com uma surpresa. A fila chegava cá fora. Eram 9.15 horas e como é a hora em que toda a gente chega, a coisa ia demorar pela certa. Como só tinha no bucho 2 aspirinas e um litro e meio de água estava a ficar desesperado e decidimos não ficar.
Próxima tentativa, Restaurante Casa Mota, em Buarcos. Arranjamos estacionamento para a carroça junto ao Ovo de Buarcos e fomos aquele bocado a pé. Nova surpresa. Fechado para descanso do pessoal. Merda. Eram 9.25 e eu já estava a ficar arrependido de ter saído de casa, ainda por cima, a minha querida mulher que está de esperanças e por isso necessita de reciclar os seus fluidos de meia em meia hora com uma regularidade britânica, já gritava aos 4 cantos por uma casinha. No regresso para o carro vimos uma faixa a anunciar o Restaurante Galaró e eis que a minha querida esposa diz "é já neste que eu já não aguento mais". Uma casa de banho tinha-se tornado bem mais importante do que um restaurante e foi assim, que por ter casa de banho e uma mesa livre, que o Restaurante Galaró foi eleito.
A primeira impressão até foi boa. O empregado, com um sotaque francófono a acusar a sua "emigrantite" veio logo em nosso auxílio, indicou-nos uma mesa e distribuio as ementas. Pôs meio cacete cortado às fatias acompanhado de um patê e uma taça de azeitonas em cima da mesa e afastou-se enquanto escolhíamos. Os pratos eleitos foram duas sopas de legumes, uma sopa de peixe, uma dose de lulas grelhadas e uma de secretos de porco preto, tudo regado com água para não sobrecarregar o fígado.
O tempo foi passando e como já não havia nem pão, nem patê nem azeitonas fui acompanhando os dois empregados da sala, sempre na esperança de ver um deles na nossa direcção com as sopas. Foi durante essa observação que reparei que o "nosso" empregado, tinha um andar um tanto ou quanto ... como é que hei-de dizer... abichan... não... assim tipo "galaró", estão a ver... O pior não era o andar mas era sim uma bela ranheta que ele tinha pendurada numa narina e que pelos vistos fazia um qualquer jogo com ela. Fungava e ela desaparecia para voltar segundos mais tarde. Enquanto as sopas não apareciam pudemos apreciar aquele espectáculo. Para cima, para baixo, para cima, para baixo, para cima, para baixo. O espectáculo era divertido mas estava a começar a tirar-me o apetite. Eram 10.10, já tinham passado 40 minutos e as sopas nem vê-las. Chamei o empregado malabarista e perguntei-lhe "então as sopas?", ao qual ele me respondeu "estão mesmo a sair que a cozinha já me fez sinal". Um minuto depois, lá vinha ele com os pratos na mão, mas para nossa surpresa vinham vazios, as sopas eram servidas em terrinas. Posou os pratos e afastou-se. Passado dez minutos os pratos continuavam vazios. Tornei a chama-lo e a questioná-lo pelas sopas, "estão mesmo a sair..." Uuuuuuuuffffffff (mais uma fungadela). Eram 10.30 e já estávamos há uma hora à espera das sopas.
Foi neste preciso momento que a minha querida mulher desfere um golpe que deixa o restaurante K.O. Quando finalmente o fungador chega com as sopas ela diz "olhe, desculpe mas agora já não queremos mais nada, tire-nos a conta das entradas e da água se faz favor" levanta-se, pega na minha filha e sai do restaurante, seguida pelo empregado com a terrina da sopa na mão e a dizer "mas ... uuuuuuufffffffff...mas... uuuuuuuffffff...mas...". Volta-se para trás e vai falar com o dono enquanto eu permaneço impávido e sereno sentado à mesa à espera da conta, enquanto todas as pessoas nas outras mesas olham para mim como se eu fosse um herói. O fungador finalmente chega ao pé de mim, pede desculpa e diz que não é nada, que fica por conta da casa.
São quase onze horas, continuamos sem jantar, embora toda esta adrenalina já me tenha tirado o apetite. Decidimos ir a um sítio que já sabemos com o que é que contamos durante todo o ano. Fomos ao Mc Donalds.